segunda-feira, 28 de março de 2011

Culinária Moçambicana

Culinária Moçambicana
A culinária Moçambicana é conhecida por sua variedade e diversidade:

Bolo de mandioca

http://www.osacarolha.info/culinaria/como-fazer-bolo-de-mandioca-aipim-receita/
Bolo de mandioca
Ingredientes 04 ovos 03 xícaras de açúcar 01 xícara de trigo 02 xícaras de mandioca (aipim) crua ralada (Ralo grosso, tipo batata palha) 01 pitada de sal 04 colheres (sopa) de manteiga 100g de coco ralado 01 copo de leite 01 colher (sopa) de Fermento em pó Modo de Preparo: Bata bem o açúcar e a manteiga, acrescente as gemas. Acrescente em seguida o coco ralado, a mandioca (aipim), o trigo e o fermento em pó dissolvido no leite. Bata mais um pouco e acrescente as claras batidas em neve. Assar em forno pré-aquecido, numa forma retangular untada e polvilhada com trigo. + ou – 40minutos para assar.

 

FRANGO CAFRIAL À ZAMBEZIANA

http://mozindico.blogspot.com/2009/01/caril-de-amendoim-de-galinha.html

Ingredientes
2 Kg de caranguejo 4 tomates médios pelados 2 cebolas médias picadas 4 dentes de alho picados; 2 folhas de louro 6 cravinhos da Índia  1 porção de gengibre 3 colheres de sopa cheias de óleo de amendoim 1 coco ralado misturado com uma colher cheia de tamarindo esmigalhado e junta-se a um litro e meio de água a ferver e coa-se num pano para uma tigela 2 colheres de sopa bem cheias de pó de caril sal (a gosto) 1 colher de chá cheia de tamarindo.
Modo de Preparar
Lava-se, limpa-se e parte-se o caranguejo. Numa panela juntam-se o tomate, a cebola, alho, louro, cravinho, gengibre e óleo. Põe-se tudo a refogar muito bem, juntamente com pequenas porções de água a ferver. Depois de cozido, junta-se a têmpera e um pouco de leite de coco. Deixa-se cozer muito bem a têmpera, acrescentando-se leite de coco sempre que necessário. Depois deita-se o caranguejo, e deixa-se ferver em lume brando, acrescentando-se o resto do leite de coco até ficar um molho grosso e bem apurado. Serve-se com arroz branco solto ou com arroz cozido em água do leite de coco.
Empadão goiano
Ingredientes:
·                                 Massa:
·                                 • 1½ kg de farinha de trigo
·                                 • 10 fatias médias de pão francês sem a parte mais dura
·                                 • 2 ovos
·                                 • 3 colheres (chá) de sal
·                                 • ½ xícara (chá) de azeite de oliva
·                                 para Pincelar:
·                                 • 2 colheres (sopa) de leite
·                                 • 2 gemas
·                                 Recheio:
·                                 • 4 ovos cozidos e picados
·                                 • 250 g de queijo de minas semicurado em cubos
·                                 • 500 g de guariroba refogada ou palmito
·                                 • 2 pimentas-bodes ou cheiro
·                                 • 2 colheres (chá) de açúcar
·                                 • ½ xícara (chá) de salsinha picada
·                                 • 1 kg de tomate sem pele e sem semente
·                                 • 1 colher (sopa) de alho amassado
·                                 • 2 cebolas grandes
·                                 • 500 g de lombo de porco em cubos de 2,5 cm
·                                 • 500 g de lingüiça de porco em rodelas de 2cm
·                                 • 1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
·                                 • 9 colheres (sopa) de azeite de oliva ou gordura de porco
·                                 • 1 (2 kg) frango
Preparo da Receita
Massa: peneire a farinha numa tigela, faça uma cavidade no centro e reserve. Leve ao fogo uma panela com azeite, o sal e 1 e ½ xícara (chá) de água até amornar levemente (o suficiente para trabalhar a massa com as mãos). Retire do fogo. Coloque os ovos no centro da farinha e, aos poucos, adicione a mistura do azeite. Transfira a massa para uma gamela, ou uma superfície enfarinhada e sove até ficar bem lisa e elástica. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar por 1 hora a 1 hora e meia. Recheio: limpe o frango, retire a pele e as aparas. Lave-o, seque com toalha de papel, e corte-o pelas juntas. Aqueça em uma panela 3 colheres (sopa) de azeite, junte o frango e frite, mexendo de vez em quando, por 25 minutos, ou até dourar. Junte metade da cebolinha, o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando. Junte a água, aos poucos, e cozinhe por 45 minutos, ou até o frango ficar bem macio. A seguir, desosse o frango, deixando pedaços grandes. Ligue o forno à temperatura média. Em outra panela, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite, acrescente a lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até dourar de maneira uniforme. Retire a lingüiça do forno e reserve. Na mesma panela, doure o lombo, tempere com sal e junte o restante da cebolinha. Aos poucos, adicione a água e deixe 45 minutos, ou até a carne ficar macia. Reserve. Leve ao fogo 2 colheres (sopa) de azeite, a cebola e o alho e refogue. Junte os tomates e refogue por mais 5 minutos. Adicione a salsinha, o açúcar, a pimenta-bode, o sal e 1 xícara (chá) de água e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até obter um molho encorpado. Retire do fogo e deixe esfriar. Com o azeite restante, unte 18 fôrmas pequenas de barro ou de alumínio, de 10 a 15 cm de diâmetro, próprias para empadões. Montagem: abra a massa em uma superfície enfarinhada e use ¾ dela para forrar os fundos e laterais das fôrmas, deixando sobrar nas laterais das fôrmas. Forre o fundo das fôrmas com fatias de pão, distribua o frango, a lingüiça, a carne de porco, a guariroba, o queijo, os ovos e regue com o molho de tomate. Com a massa restante, cubra as fôrmas e com as massas laterais, enrole e dê acabamento ao empadão. Pincele a superfície da massa com a mistura de gemas e leite batidos rapidamente e leve ao forno médio, por 45 minutos, ou até dourar e a massa ficar crocante.

musica feita por nós

mulata bonita ,

Só essa fantasia
máscara para se esconder
no dia e na noite
Com serpentina
Com confete para se enfeitar
baiana bonita, cheia de ritmo,
ensaiando, seus passos.

domingo, 27 de março de 2011

Danças-Daniel-n7




Dança Mapiko

Na festa do Moçambique existe uma grande variedade de danças que são sempre folclóricas, uma delas é a dança  Mapiko usada pelos Makondes, essa dança tem um significado religioso e cerimonial pois está ligada ao ritual de iniciação do homem, nessa dança seguem junto aos dançarinos os cantores. Outra dança é a Tahura que significa "batuque grande"considerada muito antiga pelos moradores de Nanhupu, nessa dança participam homens e mulheres, a dança é praticada à noite em cerimônias fúnebres, ritos e no começo do período de colheitas e para demonstrar felicidade eles bebem e dançam a noite toda.

Músicas e Instrumentos Típicos - Felipe nº8

    Os instrumentos típicos de Moçambique é a viola, o violão, o cavaquinho, a caixa, um pandeiro e guizos nas pernas.
A música é chamada de linha ou ponto e segue o esquema dos solos, terças e coros, às vezes atingindo o falsete.
Os moçam biqueiros naõ tem jeito certo de dançar enquanto cantam a melodia, tentanto se aprocimar de um cantar declamado.








Pandeiro







viola


violao







cavaquinho


sexta-feira, 25 de março de 2011

Moçambique- Regiões e características- Por Pedro n°23

Moçambique, de origem africana, é principalmente festejado em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e no Brasil central. O principal ponto da festa é no Vale da Paraíba do Sul, em São Paulo. No Santuário de Aparecida do Norte, *romeiros, chamados também de piraquaras, vão quase todos os domingos e dançam o Moçambique para cumprir suas promessas.
Festa Moçambique
*romeiros: uma peregrinação (a pé ou de carro) religiosa feita por um grupo de pessoas a um local considerado santo, nesse caso para pagar promessas, mas também há os casos de agradecer ou pedir graças ou mesmo por devoção.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Historia e origem n°19 luiz

pessoas dançando moçambique
Moçambique é uma dança de louvor a São Benedito.Não se sabe a origem precisa , embora o nome Moçambique,leve muitos pesquisadores a dar-lhe como de possível origem africana.
   
já outros pressupõe que ela surgiu no Brasil em um agrupamento de escravos vindos de Moçambique. Esta Dança é uma dança guerreira, muito antiga em alguns Paises Daí a lenda de que um dia um santo chamado São benedito inventou uma dança para alegrar seus devotos pois estavam tristes como diz a lenda. 
veja o exemplo de um trecho de uma musica:


Esta dança é de São Benedito.
São Benedito foi quem dançou
ele dançou e subiu pro céu
hoje dançamos nós pecadores.




histórico
google, wikipedia 

sexta-feira, 4 de março de 2011

Festa Moçambique fantasias,Cassio n06


As fantasias da festa Moçambique variam das determinadas danças .

Uma delas e o Mapiko que se usa mascaras facial ou como capacete, as mascaras dessa dança  representam um homen ,uma mulher (de pele branca ou negra) ou um animal.

A mascara e feita de uma madeira chamada Lipiko e são escavadas por dentro para introduzir a cabeça do dançarino e so deixando um buraco na boca da mascara para que o bailarino possa observar.

 E outra e a dança Tufo que era dançada por mulheres usando trages coloridos e enfeitados com cordões , anéis e pulseiras de ouro e cobriam o rosto com Mussiro (uma massa branca e espessa pegada do caule perfurado de uma árvore e Mussiro era uma pedra)

 E havia uma dança chamada Masseve que o vestuário era bastante interessante,porque os homen usavam um tipo de vestido feito de pano ou palha de forma que faça uma camisola  e um lenço era amarrado cabeça.
            
Mascara Mapiko                                                                                                      
                                                                                                                                            http://www.mozambique-tradicional.com/Dan%C3%A7as-de-Mo%C3%A7ambique.php